sábado, 11 de setembro de 2010

Afim de falar de sentimentalismo e uns fatos da vida.


Os sentimentos tornam-se mais importantes do que a racionalidade. Isso só tem sentido, se guiada e desenvolvida sob o seu domínio. Eles são sob medida da interioridade de cada pessoa, medida de todas as coisas. Se negar ela é do tipo ser insensível e estúpido. Werther morre de amor, e tudo se justifica - perda da honra, cisão da moral, etc. - se os gestos nascerem de sentimentos autênticos. Observe-se um fragmento do mais famoso romance de Goethe:


Como a sua imagem me persegue! Ela toma conta de toda a minha alma, quer esteja desperto, quer sonhando. Aqui, quando fecho os olhos, aqui, atrás de minha fronte, onde se concentra a visão interior, encontram-se os seus olhos negros. Exatamente nesse lugar! Não sei como exprimir-te isso melhor. Quando fecho os meus olhos, os dela estão lá; descansam diante de mim, como um mar, como um abismo, preenchendo todo o meu sentir.


Os românticos - em suas obsessões sentimentais - terminam indiscutivelmente por criar um novo significado para as paixões. A expressão "amor romântico" ainda hoje é comum e indica profundidade, intensidade, delicadeza e até desmedida do afeto.
A idéia do "grande amor", ideal e infinito, exclusivo e tal, percorre as mentalidades ocidentais há dois séculos os anos de 1960 e 1970, essa idéia sofreu vários abalos. Mesmo assim, pensamentos como esse de Werther são comuns entre os seres apaixonados:
Às vezes não compreendo como outro possa amá-la, tenha o direito de amá-la, quando eu, somente eu a amo com tanta ternura, tão profundamente, não pensando em outra coisa, querendo apenas esse amor, e não possuindo nada além dele.
It's beautiful.


Agora vamos para mais fatos:

O segredo não é correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você! (Uia);

Um comentário:

  1. Essa é a definição dos "Românticos", ou seja, daqueles que fizeram parte do Romantismo, uma escola literária do séc.XVII e início do sec. XVIII. Bons livros esses mencionados aqui, Werther e Fausto. Mas eu diria mais desse período que apesar de cantar o amor acima de todas as coisas, eu vejo que os românticos desse período foram radicais demais, cansados do Classicismo quiseram mudar suas posturas muito radicalmente... e eu digo q tdo q é muito pode ser perigoso.. Gosto da medida exata, nem demais e nem de menos... Mas gostei muito da referência literária e histórica em seu blog maninha... aprecie td e com moderação.. a vida é linda demais.... e o amor melhor ainda, e na medida exata q cada um de nós precisamos.. Bju bju bju

    ResponderExcluir

Comente aqui.
Alguma Duvida, Pergunte.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails